Mestra Joana D’arc

(em constução…)

Dentre tantos mestres de maracatus, temos Joana D’arc, mestra da Nação Encanto Do Pina.


Neta da Yalorixá Dona Maria de Quixadá (sacerdotisa do Ylê Axé Oxum Deym), desde criança esteve presente nasjoana atividades religiosas e culturais desenvolvidas dentro no Ylê, onde desenvolveu seu aprendizado religioso. Hoje, Joana D’ arc é mãe pequena do ylê.

Desenvolve um trabalho cultural, ligado às questões Religiosas e Sociais e de resgate da Cultura denominada “Mazuca da Quixaba”- Grupo formado por pessoas de grande responsabilidade sociocultural, Filhos de Santo do Ylê.

Desde criança é componente da Nação do Maracatu Porto Rico, onde desenvolveu seu aprendizado musical.

Idealizadora do “Maracatu Axé da Ilha” situado no Quilombo urbano Ilha de Deus, onde, também, desenvolve um trabalho que visa à reintegração de crianças e adolescente na sociedade.

Voluntária do CAPS Espaço Livremente (Centro de atenção social) onde desenvolve aulas de percussão com os assistidos.

Idealizadora do grupo de Maracatu de Baque Virado “Baque Mulher”, único composto, como sugere o próprio nome, apenas por mulheres.

Como diz Mestra Joana:

“Baque Mulher é a perfeita Junção da Garra e da Coragem”.

Querida e respeitada ela é a primeira mulher a reger um Baque de Maracatu Nação.

Como se não bastasse, dentre tantos outros atributos, Como Mestra da Nação de Maracatu “Encanto do Pina”, consagrou-se Campeão do Carnaval Multicultural de 2009 do Recife.

oficina com a mestra Joana em 2008

oficina com a mestra Joana em 2008

1 comentário

  • #1 by jose loano da silva on setembro 27th, 2011

    Quote

    mestra saudações,eusou LOANO tenho 22anos e a 8anos o maracatu entrou em minha vida sem pedir licenssa moro em SALGUEIRO PE e hoje lutamos para não deixar nosso grupo morrer graças a DEUS todos nós temos muita força de vontade para enfrentar as barreiras que surgem por a frente,mestra nos não sabemos de muita coisa só sabemos o básico do maracatu,gostaria de saber se vossa senhoria poderia nos dá algumas dicas?
    o orkut do grupo é esse:maracatu_salgueirense@hotmail.com

    MUITO OBRIGADA MESTRA E FICA COM DEUS…
    coordenador:CICERO LUIZ 87 8803-6222 OI
    mestre:LOANO SILVA 87 8843-5689/91504126 OI/ CLARO