Encontro de Maracatu

Encontro de Maracatu

Olá amigos

No próximo dia 19/08 faremos em Santos-SP  um encontro de maracatu.

Convidamos você e seu grupo para participar deste evento, que tem por objetivo fortalecer a cultura tradicional do bairro do Pina, Recife -PE .

O evento contará com a presença da Yalorixa Maria Da Quixaba e Mestra Joana da Nação do Maracatu Encanto do Pina, e também do Mestre Shacon da Nação do Maracatu Porto Rico.

As atividades serão bate papo, apresentação do Porto Rico, Encanto do Pina, Quiloa e grupos convidados.

Cronograma:

Horário Atividade grupos
19:00 ás 20:00 bate papo Maria da Quixaba, Mestra Joana e Mestre Shacon
20:00 ás 20:20 Apresentação QUILOA
20:30 ás 20:50 Apresentação Encanto do Pina
21:00 Apresentação Nação Porto Rico
21:40 Apresentação Porto Rico & convidados (grupos)

Proposta: Encontro de Maracatu

Local: Teatro Guarany

Endereço: Pça. Andradas, S/N Centro, Santos – SP

Inicio: 19:00

Data: 19/08/2011 (sexta)

Publico: livre

Entrada franca

Informações

Email: quiloamaracatu@gmail.com

Site: www.quiloa.com.br

Tel: (11) 8215-0414 (TIM)/ (13)8133-3560 (TIM) / (13) 9176-0054 (CLARO)

Grupos interessados entrem em contato para confirmar a participação e/ou apresentação no evento, indicação de hospedagem e afins.

Referências:

Dona Maria da Quixaba

Dona Maria de Quixaba nasceu no Município pernambucano de Barreiros em 1937. Com o falecimento dos pais, ainda adolescente, veio para Recife morar com uma tia onde conheceu o Terreiro de Dona Maria de Sônia. Após o falecimento dessa tia passou então a morar no Terreiro de Dona Maria de Sônia, que terminou de lhe criar e a iniciou no Candomblé. Na mesma época foi iniciada pelo Babalorixá Eudes Chagas.

Casou, teve filhos, e seguiu sua vida em outro bairro, no Ibura, onde fundou seu Terreiro e continuou suas atividades religiosas. Também morou vários anos na Ilha de Deus (Imbiribeira) onde passou a ser conhecida como Mãe Maria de Quixaba. A Quixaba é uma planta medicinal muito usada nos Terreiros de Candomblé.

Ao longo de décadas desenvolve ações sócio-culturais e de manutenção da tradição afro-ameríndia entre nós. É considerada líder espiritual tendo muitos seguidores e admiradores, sendo reconhecida por sua coragem, garra, ciência na Jurema e no Candomblé. De volta para o bairro do Pina, reabriu o Ylé Axé Oxum Deym onde hoje é a sede da Nação do Maracatu Encanto do Pina e do Grupo Mazuca da Quixaba.

O Maracatu Encanto do Pina vem fazendo sua historia ano a ano, passo a passo. No espaço do Ylê se desenvolve Oficinas de percussão, dança, capoeira, confecção de instrumentos musicais para jovens, adultos e crianças. Tendo como objetivo ampliar através da compreensão sobre os elementos rítmicos e danças, formando novos multiplicadores de conhecimentos (educadores). Desenvolve nos jovens a criatividade, exercitando a cultura afra brasileira a favor da arte, vida cotidiana a não violência. Tem um trabalho direcionado para Mulheres, formando novos adeptos do Maracatu.

O Maracatu Encanto do Pina, Nação de baque virado, apresenta-se em desfiles, ruas, avenidas e espetáculos de palco, com suas cores predominantes que é o Azul e Amarelo, isso explica por sua fundadora Mãe Maria de Sônia ter como dona do seu Ory (cabeça) os Orixás Yemanja e Oxum.

Também vem liderando o Grupo Mazuca da Quixaba. A Mazuca é uma tradicional dança folclórica, com rimas envolventes e batidas rítmicas dos pés para acompanhar a poesia, quase como uma manifestação dos Pretos do Gongo. Essa idéia nasceu de uma necessidade ligada ao paralelo singular que une o religioso e o profano, e mostra em forma de cantos, toques e danças tudo o que acontece dentro de uma cerimônia religiosa da Jurema nunca visto.

A tradição religiosa familiar de Dona Maria de Quixaba, está sendo mantida nas interpretações de seus descendentes que integram o Mazuca da Quixaba.

Mestra Joana:

Joana D’arc da Silva Cavalcante, nasceu no Recife, PE, cresceu no bairro do Pina, sobre as palafitas, na comunidade do Bode, neta da Yalorixá dona Maria de Quixaba, morou quando  criança  até adolescência no terreiro de sua avó, o ylê Axé Oxum D’ym, uma das mais antigas Casa de santo do bairro do Pina, onde sempre esteve presente nas atividades religiosas e culturais desenvolvidas dentro do Ylê.

Joana é a primeira e única mulher, a ser Mestre de uma Nação de maracatu de baque virado, a Nação Encanto do Pina, a frente do batuque desde de 2009 onde foi campeã do carnaval no grupo 1. Joana também coordena o grupo de maracatu “Baque Mulher” composto somente por mulheres, além de cantar no grupo de coco, Mazuca da Quixaba, que resgata e mantém a cultura dos cocos de terreiro dos mestres da Jurema Sagrada, herança forte da comunidade do Bode e é diretora de batuque da Nação de maracatu Porto Rico.

Mestre Shacon Viana

Filho da Yalorixá (Sacerdotisa do Ylê Oxossi Guangobira) e Rainha do Maracatu Nação Porto Rico, Dona Elda Viana. Shacon esteve presente nas atividades religiosas e culturais da Nação desde criança aprendendo os cantos e os toques com os ogãs experientes, especialmente Mestre Jaime e Mestre Peixe Frito.

Por volta 1995 Shacon já mestre, resgatou os atabaques para o maracatu, ampliou a quantidade de batuqueiros que nos anos 90 eram de aproximadamente 20 pessoas, para em 2011chegar em180 batuqueiros. Mestre Shacon é compositor, produtor musical e cultural, ao longo de sua carreira participou de dvd´s, especias de TV, realizou oficinas na Europa, Estados Unidos, no Brasil em Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Santos, Campinas e muitos outros lugares. Já trabalhou com Naná Vasconcelos, Maria Bethania, Rio Maracatu, Renata Rosa. A Nação Porto Rico é a atual campeã do carnaval do Recife e já repetiu esse feito por 9 vezes. Shacon, atualmente cursa especialização em Religião de matrizes africanas na UNICAPE. O mestre desenvolve um trabalho com a comunidade do Pina e no grande Recife que vem se espalhando pelo o mundo todo.

Site dos grupos citados:

http://grupomazucadaquixaba.wordpress.com/

http://encanto-do-pina.blogspot.com/

http://encantodopina.blogspot.com/

http://www.reiriva.blogspot.com/

http://www.quiloa.com.br/

http://baquemulher.blogspot.com/

Sem comentários ainda