Aprendizes de variadas idades participaram na noite de ontem (9 de agosto), da aula inaugural da Oficina de Percussão e História do Maracatu de Baque Virado, que ocorreu na sede do grupo Quiloa, situada na Rua General Câmara, 99 – Centro. Estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre monitores, ex-alunos da Oficina Cultural Pagu e demais interessados, das mais diversas áreas.
A ocasião foi marcada por um bate-papo com a turma, que possibilitou a integração entre os participantes, assim como a transmissão de noções básicas do maracatu.
Após a introdução, os alunos partiram para a parte prática, na qual puderam dar os primeiros passos em seus respectivos instrumentos, além de cantarem tradicionais loas (canções) desta manifestação cultural.
Entusiasmado, o público presente, com faixa etária entre 8 e 59 anos, acompanhou atento as explicações do coordenador Felipe Romano. Uma prova de que a distância não impossibilita a vontade de aprender é da aluna Noemi Marcia Dias do Vale, de 59 anos, moradora da Capital. Professora de teclado e português, ela tomou conhecimento do grupo por meio de sua filha e também teve a chance de assistir ao cortejo do Quiloa durante a Virada Cultural 2010. “Achei ótima a aula, vale a pena vir de São Paulo para fazer o curso”, afirma Noemi.
A participante Ana Paula de Freitas, de 33 anos, também aprovou a aula inaugural. Bastante familiarizada com a alfaia (instrumento que já tocava durante a Oficina Cultural Pagu, no primeiro semestre deste ano), ela afirma que pretende continuar o processo de aprendizagem. “Sempre gostei da cultura pernambucana, e agora quero me aperfeiçoar, experimentar outros instrumentos e futuramente fazer parte do Quiloa”. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail quiloamaracatu@gmail.com ou pelos telefones (13) 8133-3560 e 8117-0996. O valor mensal do curso é de R$ 60,00.
#1 by Laís on agosto 12th, 2010
Quote
Quiloa Axéeeeeeeeeeeeeee!!!!!!