Felipe Romano e Márcia Marques inaugurando a placa da reinauguração

Por Amanda Marconi

“Não chegamos a conhecer as pessoas quando elas vêm a nossa casa, devemos ir a casa delas para ver como são” (Johann Goethe)

A partir desta premissa, o Casarão Santa Cruz está de portas abertas para os interessados em conhecer a ‘Associação Cultural Quiloa’, inaugurada oficialmente no dia 5 de outubro, data em que o grupo festejou seu oitavo aniversário, em meio a muitas homenagens.

Quem compareceu a festa pôde observar as mudanças no espaço, que recebeu serviços de elétrica, marcenaria, pintura e decoração. Foram três meses de dedicação e muito trabalho, mas o resultado, bastante satisfatório. Durante a festa, uma placa simbólica foi descerrada pelo coordenador Felipe Romano, que realizou diversos agradecimentos aos parceiros e patrocinadores da iniciativa.

A diretora teatral Márcia Marques (Cia. Coisas de Teatro), uma das proprietárias do Casarão, demonstrou muita alegria ao observar o local se transformar em um espaço cultural. “Vocês me agradeceram por ceder este lugar, mas também tenho muito a agradecer, por ver um sonho realizado. Essa casa está toda pintada, arrumada, movimentada, enfim, estou muito feliz por essa mudança”, concluiu.

A noite ainda contou com um coquetel, além de exposição fotográfica e de artes plásticas, assinada por Beth Romano e pelos artistas Flauto (que pintou uma tela em tempo real), Débora Sanolli e Gabriela Carrasco.  O Grupo Tescom exibiu uma performance teatral durante o evento e, como não podia deixar de acontecer, o Maracatu Quiloa também mostrou o seu batuque.

As oficinas do grupo ocorrem toda segunda-feira, a partir das 19 horas. Já na terça-feira o espaço abriga aula de pandeiro no mesmo horário, e na quarta-feira o Quiloa realiza seu tradicional ensaio, a partir das 19h30. O endereço do Casarão Santa Cruz é Rua General Câmara, 99 – Centro.

Homenagem a Tanah Correa

Como parte das comemorações pelos oito anos do Quiloa, o grupo realizou uma apresentação no dia 4 de outubro, em homenagem ao diretor teatral Tanah Correa. A exibição ocorreu no evento ‘Santos Arquidecor’, e contou com a presença do ator Alexandre Borges, filho de Tanah.

Tanah e Alexandre no meio do batuque