Por Amanda Marconi

Rubim e Sarisa - após a oficina

História, canto, percussão, dança e uma visita especial. Este foi o cenário da segunda aula da ‘Oficina de Maracatu’, promovida pelo Quiloa na noite desta segunda-feira, dia 23.

Além dos alunos e batuqueiros, esteve presente o casal canadense Rubim de Toledo e Sarisa de Toledo, moradores da cidade de Calgary, província de Alberta (Canadá). Ambos da área artística, ele é músico e ela bailarina profissional.

Encantado com a energia e a força do batuque, Rubim, que tem família na Praia Grande, aprovou a experiência. “Já conhecia o ritmo, mas nunca tinha apreciado de perto. O interessante é ver o grupo unido e também os toques mais complexos, pois assim dá para observar até onde se pode evoluir”.

Já Sarisa, atenta aos diversos movimentos da dança, gostou das variadas formas de cultuar os orixás, através da expressão corporal. O casal pretende voltar mais vezes ao Brasil, e visitar o Quiloa, sempre que possível.

A segunda aula da oficina foi bastante dinâmica, com a exibição de trechos do filme ‘Entre Baques e Batuques’, além de abordagens históricas sobre o ritmo e a dança, e a parte prática de percussão, no qual os alunos tiveram a oportunidade de ter contato direto com os instrumentos.

Para saber mais sobre o trabalho de Rubim, acesse:

www.rubim.com