por Amanda Marconi

Mestre Shacon comanda o Quiloa num arrastão pelo centro historico

Mestre Shacon comanda o Quiloa num arrastão pelo centro historico

 Nada de cristais, arruda ou trevo de quatro folhas. A noite da última sexta-feira 13 foi de muita sorte para o Quiloa. O grupo realizou um arrastão pelas ruas do Centro Histórico de Santos, sob o comando do Mestre da Nação Porto Rico, Shacon Viana (que está em terras santistas desde o dia 11 de agosto).

         Durante o cortejo estiveram presentes cerca de 35 batuqueiros, incluindo a Mestra da Nação Encanto do Pina, Joana D’arc, e os integrantes de Porto Rico: Luiz Gomes da Silva, mais conhecido como Água, além de Rumening e Edileuza Nunes, a Dama de Passo do Maracatu Porto Rico.

Uma sexta feira 13 de muita sorte para nós

Uma sexta feira 13 de muita sorte para nós

 O esquenta dos instrumentos, que aconteceu na tradicional esquina das Ruas General Câmara e Itororó, teve início com o coro cantando: “Princesa Dona Inês, para onde vai, para onde tu vai? Eu vou para Luanda, vou buscar saramandá”. A loa, de domínio público, foi puxada pelo Mestre de Porto Rico, com novos arranjos. A partir daí, o baque tomou força e partiu para a Praça Mauá, passando pelas ruas Dom Pedro, XV de Novembro, do Comércio e retornando para o ponto de partida, pela General Câmara.  

          Para Shacon, que realiza todo ano um intercâmbio cultural com os componentes do Quiloa, é bastante notável a evolução do conjunto. “Percebo que o grupo vem crescendo, não só pelo número de componentes, como pela qualidade técnica. Vejo que o Quiloa consegue representar com fidelidade o baque da Nação Porto Rico e isso me deixa muito feliz”, afirma ele.

QUILOA AXÉ

QUILOA AXÉ

          Já para Água, batuqueiro e fundador do Grupo Cultural Baque das Ondas, a noite de sexta-feira, mesmo sendo vista como um símbolo de azar, trouxe bastante sorte para todos os amigos do Quiloa. “Tanto o mês de agosto, como a data de hoje são consideradas fortes, por diversos motivos religiosos, mas tocar nesta sexta-feira 13 só trouxe paz para todos nós”.