O bate papo inicial deu aos novos alunos uma visão geral do maracatu

O bate papo inicial deu aos novos alunos uma visão geral do maracatu

Aprendizes de variadas idades participaram na noite de ontem (9 de agosto), da aula inaugural da Oficina de Percussão e História do Maracatu de Baque Virado, que ocorreu na sede do grupo Quiloa, situada na Rua General Câmara, 99 – Centro.  Estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre monitores, ex-alunos da Oficina Cultural Pagu e demais interessados, das mais diversas áreas.

A ocasião foi marcada por um bate-papo com a turma, que possibilitou a integração entre os participantes, assim como a transmissão de noções básicas do maracatu.

Após a introdução, os alunos partiram para a parte prática, na qual puderam dar os primeiros passos em seus respectivos instrumentos, além de cantarem tradicionais loas (canções) desta manifestação cultural.

Da teoria para a prática

Da teoria para a prática

Entusiasmado, o público presente, com faixa etária entre 8 e 59 anos, acompanhou atento as explicações do coordenador Felipe Romano. Uma prova de que a distância não impossibilita a vontade de aprender é da aluna Noemi Marcia Dias do Vale, de 59 anos, moradora da Capital. Professora de teclado e português, ela tomou conhecimento do grupo por meio de sua filha e também teve a chance de assistir ao cortejo do Quiloa durante a Virada Cultural 2010. “Achei ótima a aula, vale a pena vir de São Paulo para fazer o curso”, afirma Noemi.

A participante Ana Paula de Freitas, de 33 anos, também aprovou a aula inaugural. Bastante familiarizada com a alfaia (instrumento que já tocava durante a Oficina Cultural Pagu, no primeiro semestre deste ano), ela afirma que pretende continuar o processo de aprendizagem. “Sempre gostei da cultura pernambucana, e agora quero me aperfeiçoar, experimentar outros instrumentos e futuramente fazer parte do Quiloa”. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail quiloamaracatu@gmail.com ou pelos telefones (13) 8133-3560 e 8117-0996. O valor mensal do curso é de R$ 60,00.