Foto: Beth Romano

Mais de 300 pessoas acompanharam o maior cortejo de maracatu realizado em Santos pelo primeiro grupo de maracatu da Baixada Santista, o Quiloa.

Famílias, crianças, jovens e idosos dançaram e cantaram as locas compostas pelo grupo e selecionadas das tradicionais nações de Pernambuco, como a principal referência do grupo, Nação Porto Rico e as Nações Encanto do PIna, Encanto da Alegria e Estrela Brilhante de Igarassu.

Entre batuque e dança eram mais de 70 pessoas entre crianças e adultos que deram o peso, a alegria e beleza do maracatu de baque-virado feito com a responsabilidade e carinho de quem vai buscar na fonte das nações o aprendizado e conhecimento dessa manifestação centenária.

A novidade deste cortejo foi a participação de crianças e jovens da ONG PROECO- Projeto Educacional de Conscientização e Orientação na ala do dança do chitão e a presença permanente de uma boneca com mais de dois metros produzida pelos integrantes do grupo, sob a orientação do artista plástico Carlos D´água Pé.

Soraia Melo-jornalista

dança